top of page
  • Carlos Guglielmeli

Valparaíso registra mais uma morte causada pela Covid-19 em meio a números distorcidos



O município de Valparaíso de Goiás iniciou a terça-feira de carnaval com o registro de mais uma morte causada pelo novo coronavírus.

Até o momento, ao todo 158 moradores da cidade já morreram em decorrência de complicações causadas pela doença.

Recentemente o prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB), comemorou uma publicação feita pelo O Popular, em que a redação coloca Valparaíso entre as 9 cidades goianas com a maior redução no índice de mortes causadas pela doença, porém, à distância, a matéria deve ter sido feita observado apenas os números, sem considerar a gravidade do contexto no qual eles estão inseridos.





















Esse último óbito foi confirmado em um dia no qual não houve nenhuma nova infecção pela Covid-19 registrada, o que denuncia a subnotificação causada, provavelmente, pela falta de testes, relatada em grande quantidade pela população.

Ao lado de Luziânia, Valparaíso foi a primeira cidade de Goiás a detectar a variante britânica do coronavírus, 70% mais contagiosa, e o diagnóstico foi feito no Distrito Federal, confirmando a necessidade dos valparaisenses buscarem o exame fora.

Devido a gravidade, a descoberta foi reportada à Secretaria de Estado da Saúde pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Nacional, caso contrário esses poderiam ser mais uns dos diagnósticos que supostamente estão sendo absorvidos pelas cidades vizinhas e pelo DF.

Na região, Valparaíso é o município com o maior número de infectados pelo novo coronavírus, com 8.778 diagnósticos, e com a população apenas 33% maior que Cidade Ocidental, por exemplo, tem 223% de mortes a mais que os ocidentalenses com 49 óbitos.

Comments


Publicidade
bottom of page