O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB), disse nesta terça-feira (27) ter absoluta convicção de que a tragédia da da pandemia no país, com elevado número de mortes e de casos, poderia ter sido evitada com ações adequadas e tempestivas.
Questionado por parlamentares governistas, que temem sua condução como relator dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, Renan prometeu atuação isenta, imparcial e despolitizada. Criticou, no entanto, que a gestão do Ministério da Saúde tenha sido dada a um não especialista, em referência ao ex-ministro Eduardo Pazuello, um general do Exército.
Renan afirmou ainda que não fará acusações sem provas e que se pautará por argumentos científicos. Numa primeira sugestão de funcionamento da comissão, o relator propôs a requisição de documentos e informações ao Executivo sobre contratações de vacinas, regulamentações de medidas sanitárias como isolamento social, e registros de ações relacionadas a medicamentos sem comprovação científica comprovada, entre outros.
O senador também sugeriu audiências com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e seus antecessores. As sugestões precisam ser chanceladas pelos demais integrantes da CPI.
* Fonte: Reuters
Comments