Após negligenciar a gravidade da pandemia do novo coronavírus até o término do período eleitoral, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), decretou nesta segunda-feira (01) duras restrições sociais para conter a disseminação do vírus.
Entre as determinação mais impactantes está o 'toque de recolher', que proíbe a circulação de pessoas nas ruas da cidade entre as 20 e 05 horas, a não ser quando em desempenho de atividade ligada à serviços existenciais ou no deslocamento para o trabalho e de volta dele.
Quanto ao funcionamento das atividades econômicas, a regra geral restringe o funcionamento das empresas entre as 05 e 20 horas, com limitação entre 30 e 50% da capacidade de entendimento,
Das 20 às 0 horas estão permitidas as entregas em domicílios (Delivery), desde que não sejam comercializadas bebidas alcoólicas.
Fora dessas restrições ficaram todas as atividades consideradas essenciais como supermercados, farmácias, clínicas não estéticas, postos de combustíveis, distribuidoras de Gás e semelhantes.
Ao contrário, ficaram expressamente proibidas as festas particulares, shows ao vivo, velórios com mais de 10 pessoas, feiras livres, a não ser hortifrutigranjeiros e outros.
Já quanto as aulas, as escolas da rede pública vão retornar às atividades no dia 08 de março apenas no formato remoto, enquanto as particulares seguem autorizadas à receber alunos presenciais, desde que respeitando o limite de 30% da capacidade em sala.
Os templos religiosos permanecem liberados, também desde que limitada a entrada de fiéis no limite de 30% de suas capacidades. Leia a íntegra do decreto:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
Comments