top of page
  • Carlos Guglielmeli

Postes de energia caem no Anhanguera e moradores acusam as obras da prefeitura, Enel e Saneago

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Em Valparaíso de Goiás, os moradores do bairro Anhanguera já vinham denunciando a inclinação de vários postes de energia elétrica desde o início das chuvas, porém neste domingo amanheceram com vários deles no chão.


Na rua Paraná, o morador Adriano Rodrigues filmou um poste inclinado e na sequência outros vários literalmente caídos, com cabos de alta tensão espalhados, inclusive em poças d'água.


Os moradores alegam que os fatos estão se repetindo com mais frequência justamente nas ruas onde a prefeitura realizou as recentes obras de asfaltamento e nivelamento das vias ou próximo delas.


"Esses postes estão caindo onde eles (a prefeitura) mexeram . Nas ruas onde eles não jogaram esse piche com pó de brita, você pode ver que já foram rebaixadas pelo trator que eles passaram e depois jogaram aquele barro que a chuva leva toda vez", disse o morador Edney.


Ainda segundo Edney, postes com excesso de cabos colocados pela Enel, companhia distribuidora de energia, e as valas cavadas pela Saneago, empresa fornecedora de água, para manutenção também podem ter contribuído para alguns desses incidentes.


"Nós aqui somos jogados às traças, e eles (a prefeitura e as empresas de água e energia) acham que a gente se contenta com qualquer coisa. A Enel e as empresas de telefone fazem desses postes um penduricalho de fio por cima, aí vem a Saneago cavando em baixo, bem pertinho", concluiu o morador.


Confrontado com informações e imagens, o técnico em estradas, Fabrício Rodrigues, informou que todos esses fatos, juntos ou até separados, podem causar a desestabilização e a queda dos postes:


"Em todos os vídeo que vi, o uso de niveladora pode influenciar na estabilidade do local onde o poste está colocado, todos estão nitidamente muito perto das pistas. No final do vídeo em que o morador mostra os postes caídos mesmo, dá para ver que a rua foi rebaixada bem perto dos postes e não há cabeamento excessivo. Ali a causa provável é mesmo a intervenção de nivelamento, mas a água que corre lá deve ser considerada também. Já nó vídeo em que outro morador mostra um poste tombando, a obra de empresa de água pode ter ajudado, mas lá também dá para notar que provavelmente tem sobrecarga de cabos", disse Fabrício.


Questionada pela redação, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso informou que deve checar o ocorrido junto à Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia local.


Já a Enel enviou o seguinte comunicado:


A Enel Distribuição Goiás informa que está tratando o caso junto à Prefeitura do município. A companhia esclarece que o primeiro contato foi realizado no último dia 26 de dezembro, quando uma equipe foi até o bairro, mas não pôde acessar o local para recuperar os postes, pois a rua havia sido destruída pela chuva. Por segurança, os técnicos desligaram a rede elétrica, que no local só atende o serviço de iluminação pública. A distribuidora ressalta que está agendada para hoje (4), às 14h, a visita de uma nova equipe ao bairro para programar as manutenções necessárias, logo que a rua for reparada.

 

Veja vídeos enviados por populares com postes caindo ou caídos no bairro Anhanguera:


1) Poste inclinado na Rua Minas Gerais :


2) Base do poste na Rua Minas Gerais:


3) Postes caídos em outro ponto da Rua Minas Gerais:


4) Postes caídos na rua Paraná:


Commentaires


Publicidade
bottom of page