top of page
  • Carlos Guglielmeli

PIB Brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre de 2021, mesmo com piora da pandemia

A economia brasileira registrou no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), valor de tudo o que é produzido na economia em determinado período, em comparação aos três últimos meses do ano anterior.


Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira (1º).


Contrariando o senso comum causado pelos efeitos da pandemia da Covid-19, o resultado aponta para a melhora das perspectivas para o ano como um todo, insinuando o aumento das chances de diminuir as perdas já estabelecidas pela crise em saúde e suas consequências.


No início do ano, com o agravamento da pandemia e sem o auxílio emergencial pago pelo governo federal para ajudar as famílias mais pobres, as projeções chegaram a apontar para uma retração, mas mesmo assim, mês a mês, os dados setoriais vieram acima do que o esperado, desencadeando uma série de revisões para cima nas estimativas, especialmente no mês anterior.


Especialistas têm citado uma série de motivos para o desempenho mais forte na economia, como o menor isolamento social, na comparação com o início da pandemia, o abrandamento das regras de restrições aos mais diversos setores de serviço e produção, além das baixas taxas de juros, que recentemente foi recrudescida, pelo Banco Central.

Comments


Publicidade
bottom of page