A Saneago, revogou (cancelou) a licitação 15.3-007/2019 que contrataria a execução do projeto e da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria, que ficaria na divisa entre Novo Gama e Valparaíso e daria o pontapé inicial do sonhado PAC Anhanguera
Com a decisão da empresa estatal de Saneamento de Goiás, o investimento de R$ 116 milhões do Governo Federal em obras de infraestrutura nos setores A, B e C do complexo Anhanguera, em Valparaíso de Goiás ficam, ao menos por hora, completamente sem previsão ou garantia de acontecer.
O município assinou a intenção pelo PAC junto ao antigo Ministério das Cidades, atualmente Desenvolvimento Regional, ainda em 2012, ao final do governo da então prefeita Lêda Borges (PSDB), e desde então o processo se arrastou durante os mandatos da ex-prefeita Lucimar e do prefeito Pábio Mossoró (MDB).
Neste último, as tratativas chegaram a avançar com a ajuda da própria Lêda, que fora eleita deputada estadual e articulou com ministro da época, Bruno Araújo (PSDB), pelo adiamento dos prazos para entrega do projeto, próximos de vencer, além de com o governo estadual pela construção da ETE.
A Estação de Tratamento de Esgoto é a contrapartida exigida pelo Governo Federal para o financiamento do restante das obras necessárias à região.
Sem o PAC e com a incapacidade do governo Pábio Mossoró (PSDB) e Zeli Fritsche (PDT) de executar obras com qualidade ou duradouras, demonstrada nas poucas pavimentações asfálticas que fizeram e foram completamente destruídas nas primeiras chuvas que viram, os moradores do Setor de Chácaras Anhanguera ficam sem expectativa real para solução dos problemas que enfrentam constantemente devido a falta de infraestrutura do bairro mais adensado de Valparaíso.
Segundo informações colhidas pela redação, o processo pode ser retomado do principio para gerar um impacto nas eleições de 2022, ao custo de mais um ou dois anos de sofrimento para a população.
Veja a resposta da ouvidoria da Saneago, enviada ao morador Lourinaldo Rocha, confirmando o cancelamento da licitação e a publicação da decisão na página 76 do Diário Oficial do estado de 04 de março de 2021:
(Clique nas imagens para ampliá-las)
Comments