top of page
  • Carlos Guglielmeli

Nova cepa do coronavírus é encontrada em morador de Goiás


Laboratório confirma ter encontrado variante goiana da Covid-19 / Foto: Reprodução

Uma nova cepa do coronavírus, diferente da que circulava em Goiás na primeira contaminação, foi encontrada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. A descoberta foi feita após a analise das amostras de um morador de Ceres, a 267Km de Valparaíso e 178Km da capital Goiânia.


O laboratório paulista confirmou também que é um caso de reinfecção na mesma pessoa por essa variante.


"Os dados dos sequenciamentos realizados apresentados, ficando confirmada, do ponto de vista laboratorial, a reinfecção pelo SARS-CoV-2 no Estado de Goiás, considerando tratar-se de linhagens/variantes distintas em amostras do mesmo paciente, com intervalo superior a 90 dias", diz o resultado do laudo.


A informação foi oficializada ao secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, nesta segunda-feira (8) e a variante está sendo chamada P2.


O secretário disse que a nova cepa é estrangeira e diferente das variantes encontradas em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul.


Por enquanto, a análise não confirmou se esta mutação do vírus é mais agressiva que a primeira identificada no estado, mas se sabe que ala já estava circulando no Brasil.


Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Goiás teve 362.404 casos de infecção pela Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, desses, 7.710 morreram em decorrência da doença. Só nas últimas 24 horas houveram 1.588 novas contaminações registradas e 3 óbitos causados pelo novo coronavírus.

Commenti


Publicidade
bottom of page