Líder das últimas pesquisas em Novo Gama, o candidato a prefeito Carlinhos do Mangão (PL) teve sua candidatura Deferida (confirmada) pela justiça eleitoral.
Mangão havia sido alvo recentemente de campanha de Fake News, onde jornais apócrifos ligados à rival Sônia Chaves fizeram montagens para convencer os eleitores que sua candidatura estaria impugnada, barrada na justiça. Na montagem os comunicadores de má fé chegaram a juntar uma decisão de ação ambiental, sem ligação com a questão eleitoral, para dar ar de verdade na notícia falsa.
Na decisão, a Juíza Eleitoral da 004ZGO, Franciely Vicentini Herradon, chegou a chamar as ações impostas pelo candidato Christovan Machado (PRTB) e Prof. Kátia (PSL) de "Litigâncias de má fé" por não conterem base fática que justificasse a impugnação de Carlinhos do Mangão, e por delas terem sido produzidas grande quantidade de Fake News:
"Na hipótese vertente, as partes impugnantes faltaram com o dever de boa-fé e lealdade processual ao proceder de modo temerário e ingressar com a ora ação de impugnação ao registro de candidatura em face de texto expresso de lei, ao não apontar violação de nenhuma norma eleitoral.
Observo que as impugnações oferecidas nestes autos, inclusive a formulada pelo PRTB – Novo Gama/GO, que sequer detinha legitimidade ativa para tanto, teve o único propósito de tumultuar o processo eleitoral, a qual gerou diversas Representações Eleitorais no âmbito desta 004ª ZGO por fake News ao divulgar perante este município noticia em desacordo com a verdade dos fatos, tendo nítido caráter de causar impacto político negativo na disputa eleitoral."
Por fim decide a favor da candidatura de Mangão:
"Outrossim, em relação à Ação de Impugnação de Registro de Candidatura proposta pelo PARTIDO SOCIAL LIBERAL (PSL – Novo Gama/GO - AIRC – ID nº 11694790), julgo IMPROCEDENTE o pedido formulado e, de conseguinte, DEFIRO o pedido de registro de candidatura de CARLOS ALVES DOS SANTOS ao cargo de Prefeito desta cidade, neste ano de 2020", decidiu a juíza.
コメント