top of page
  • Carlos Guglielmeli

Lêda Borges cobra explicações pelo fechamento do turno noturno em 4 escolas estaduais de Valparaíso

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) usou a tribuna da Alego (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) na segunda-feira (25) para apresentar um requerimento cobrando esclarecimentos do governo Ronaldo Caiado (DEM), que determinou o cancelamento das aulas noturnas em 4 escoas estaduais situadas em Valparaíso de Goiás.


Deputada Lêda Borges (PSDB) apresenta requerimento, pedindo esclarecimentos do governo estadual por fechamento de turno noturno em 4 escolas de Valparaíso / Foto: Reprodução - portal.al.go.leg.br

O encerramento das aulas no turno da noite nas escolas estaduais, Valparaíso, mais conhecido como Redondo, CDDIM, Marajó e Alberico de Araújo Roriz acontece um ano após o governo Caiado ter fechado outras duas unidades de ensino por completo na cidade.

Segundo a parlamentar, as aulas noturnas nesses colégios atendem estudantes específicos, que não têm outra alternativa para concluir o ensino médio:

"O fim das aulas no período noturno nessas escolas afeta diretamente um público que fica sem alternativas para continuar o ensino médio. Jovens e até pais de famílias que trabalham durante o dia inteiro e não têm condições de pagar escolas particulares vão simplesmente perder o direito à educação", disse Lêda Borges.


Os colégios atingidos pela medida foram protagonistas e têm história acadêmica em Valparaíso. O Redondo, por exemplo, é o colégio mais centralizado do município, movimentou por anos a atividade econômica noturna na Etapa A do Valparaíso I, além de já ter mandado alunos direto para faculdades concorridas como a UNB (Universidade de Brasília) e outras.

Atualmente a cidade tem dois médicos atuando na rede pública municipal que estudaram o ensino médio na Escola estadual Valparaíso.


Tendo contado com o apoio do governador Ronaldo Caiado para a sua reeleição, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) até o momento não se manifestou publicamente sobre o assunto. Questionada qual teriam sido as ações do gestor para evitar os fechamentos das turmas, a Assessoria de Comunicação da prefeitura não se manifestou.

 


Comments


Publicidade
bottom of page