top of page
  • Carlos Guglielmeli

Ibovespa despenca quase 5% e Petrobras perde R$ 74 bilhões após interferência de Bolsonaro

O Ibovespa fechou em forte queda nesta segunda-feira, com Petrobras perdendo R$ 74 bilhões em valor de mercado com investidores prevendo o aumento expressivo do risco de interferência do governo Bolsonaro em estatais. Banco do Brasil desabou 11,65%.


Referência do mercado acionário brasileiro, o Índice Ibovespa recuou 4,87%, a 112.667,70 pontos, menor patamar de fechamento desde 3 de dezembro de 2020. Foi também a maior queda percentual diária desde 24 de abril do ano passado.


Com receio da interferência de Bolsonaro nas estatais, mercado de ações despenca no Brasil / Foto: Reprodução

O mercado entende que as declarações do presidente Jair Bolsonaro ao indicar general Joaquim Silva e Luna para assumir o comando da Petrobras, sua fala de que o próximo setor a por o dedo é no de eletricidade e que "dá para o governo diminuir o preço do combustível" elevam de forma expressiva o risco político e se somam a incertezas já consideradas importantes nas áreas da saúde e fiscal e o cenário prospectivo para a agenda de reformas. Para alguns, o problema não é uma mudança na Petrobras, mas como aconteceu.


"Há uma aumento de aversão a risco relacionado a Brasil com as dúvidas sobre o que podem ser essas medidas do Bolsonaro... Fica um pouco em suspenso o cenário (de IPOs) até todo mundo entender exatamente o que está acontecendo.", disse o diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos.

Comments


Publicidade
bottom of page