top of page
  • Carlos Guglielmeli

Hamilton vence o GP de Portugal de F1 e volta a liderar o mundial

Lewis Hamilton venceu mais uma, dessa vez o Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1, terceira etapa da temporada 2021 de F1, realizado neste domingo (2) no circuito de Algarve em Portimão.


Foto: Gabriel Bouys - AFP

Foi a vitória número 97 da carreira do piloto britânico da Mercedes, que agora está sete pontos à frente de Max Verstappen da Red Bul na classificação do campeonato mundial de F1.


A largada foi sem incidentes, com uma bela briga entre Carlos Sainz da Ferrari que ultrapassou Sérgio Perez da Red Bull para ficar com a 4ª posição e entre Lando Norris da McLaren que ultrapassou Esteban Ocon da Alpine e ficou com a 6ª posição.


No Final da primeira volta a história do GP português foi embaralhada com o toque de Kimi Raikkonen e seu companheiro na Alfa Romeo, Antonio Givinazzi. O finlandês foi parar na brita e provocou a entrada do Safety Car.


Os carros relargaram na 6ª volta e Bottas complicou a vida de Hamilton, que no fim da reta foi ultrapassado por Verstappen. Norris voltou a protagonizar e colocou do lado de Perez para ultrapassar o mexicano na briga que valia a quarta posição


Na volta 11, Hamilton usou o DRS para retomar a posição de Verstappen. Colocou seu carro por dentro e ganhou a segunda posição no mesmo lugar onde havia sido superado.

Foto: Reprodução

Lá no fim do pelotão, Daniel Ricciardo vinha fazendo uma corrida impressionante. O piloto da McLaren largou em 16º, era o 13º quando o safety car entrou e na volta 13 já estava no retrovisor do 10º colocado, Sebastian Vettel.


Hamilton superou Bottas na volta 19, também usando o DRS no final da reta principal, e assumiu a liderança da corrida para perdê-la apenas temporariamente para Sérgio Peres, que foi o último a troca pneus.


Sainz, que largou com os pneus macios, foi o primeiro a parar nos boxes, no fim da volta 22. Norris, também com os macios, parou uma volta depois. O mesmo aconteceu com Ocon.


Leclerc parou no fim da volta 26 e trocou os compostos médios por duros, em uma estratégia diferente da Ferrari. Com as paradas iniciais, Ricciardo subiu para a 5ª posição.


Verstappen entrou nos boxes no 36º giro e voltou à pista com os pneus duros, atrás do seu companheiro de equipe Perez. Bottas fez seu pit na volta seguinte e, também com os pneus duros, voltou atrás do holandês.


Hamilton, que também trocou seus pneus médios pelo comporto duro na volta 37, voltou atrás de Perez que por sua vez só entrou no pit na 51ª volta, uma após ser superado pelo britânico. O Mexicano retorno à pista na 4ª posição, onde terminou a corrida.


Fernando Alonso superou Ricciardo na volta 52 para ficar com a 8ª posição, uma atrás do seu companheiro. Já o piloto da McLaren não conseguia manter o bom ritmo do início da prova e teve dificuldade para conter Gasly que fechou o Top 10.


1) Lewis Hamilton (Mercedes)

2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)

3) Valtteri Bottas (Mercedes)

4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)

5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)

6) Charles Leclerc (Ferrari)

7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)

9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)

10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)

11) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

12) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)

13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)

14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)

16) George Russell (Williams/Mercedes)

17) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)

18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)

19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)

Abandonou) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)






Comments


Publicidade
bottom of page