Eficácia geral da CoronaVac é de 50,38%, diz Butantan
A vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, CoronaVac, tem eficácia geral de 50,38%, segundo os estudos clínicos de Fase 3.
A informação foi publicada pelo Instituto brasileiro nesta terça-feira (12).
O número confirma que a vacina está acima dos 50% requeridos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para considerarem um imunizante viável.
Na semana anterior, o Butantan havia chegou a anunciado que a eficácia da CoronaVac era de 78%, mas esclareceu posteriormente que aquele dado se referia à eficácia clínica da vacina, não à sua eficácia geral, que considera toda a população incluída no estudo, incluindo casos assintomáticos.
Dimas Covas, presidente do Butantan, afirmou na segunda-feira que a CoronaVac tem 78% de eficácia contra casos leves de Covid-19 e 100% contra casos graves e moderados da doença. Isso significa que, nesse universo, a cada 100 pessoas vacinadas com o imunizante, no mínimo 50 ficam imunes ao patógeno, 28 podem contrair o vírus e permanecer assintomáticos, 22 podem ser infectadas e desenvolver sintomas leves, mas nenhuma desenvolve a versão mais grave da doença.
O Butantan, que está envasando doses da CoronaVac no Brasil, já tem 10,8 milhões de doses da vacina prontas. O instituto ainda fechou acordo para vender 46 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde, com a opção de mais 54 milhões de doses, para serem incluídas no Programa Nacional de Imunização.
Comments