Um grupo de governadores anunciou nesta sexta-feira (19), que vai tentar comprar vacinas Contra a Covid-19 diretamente com os laboratórios. A decisão foi anunciada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que disse contar com o apoio de outros 16 governadores.
Um ofício assinado por dias em nome do Fórum Nacional de Governadores, já teria sido enviado ao Instituto Butantan, buscando informações sobre o cronograma e a capacidade de produção da CoronaVac.
"Pleiteio ainda que o Instituto Butantan, por intermédio de sua reconhecida capacidade, viabilize, caso seja possível, alternativas para a vacinação no País, obtendo mais doses de imunizantes além dos já contratados, com o propósito de antecipar, para data anterior a julho deste ano, a previsão de produção de IFAs no Brasil", escreve Dias no documento, reforçando que o instituto pode contar com apoio financeiro dos Estados.
Até esta sexta-feira, o Brasil havia vacinado 5,7 milhões de pessoas, o que corresponde somente a 2,7% da população total. Segundo o governador piauiense, a decisão de buscar alternativas para o fornecimento de vacinas foi comunicada ao Ministério da Saúde, que teria aberto a possibilidade de reembolsar os Estados pela aquisição.
"Nossa responsabilidade é garantir mais vacinas para imunizar a população mais cedo. Nossa meta é alcançar 25% da população imunizada em abril. É isso que vai reduzir hospitalização e óbito. É isso que vai salvar vidas", disse Dias em vídeo divulgado na internet
Comments